Vídeos mostram PMs agredindo homens com tapas, socos e spray durante aglomeração de grupos políticos em Araguaína

0
49

Dois casos de agressão policial foram registrados na Avenida Via Lago, logo após o fim da apuração. Confusão aconteceu durante encontro de grupos de apoiadores dos dois candidatos à presidência. Policiais são filmados agredindo motoqueiro em Araguaína
Policiais militares foram filmados agredindo duas pessoas durante uma aglomeração em Araguaína, no norte do Tocantins, neste domingo (30), após o resultado da eleição para presidente. Em um dos vídeos é possível ver um homem levando um jato de spray nos olhos e um tapa no rosto.
A confusão aconteceu depois que grupos de apoiadores de Bolsonaro (PL) e Lula (PT) se encontram na Avenida Via Lago, por volta das 20h40, e começaram a se provocar.
O segundo vídeo mostra um policial discutindo com um motociclista no meio da avenida. O homem coloca o capacete para sair do local e recebe um tapa na cabeça. Logo depois outro PM aparece e dá um soco na região do abdômen da vítima.
LEIA TAMBÉM
Policial militar é preso após agredir mulher com soco e empurrão durante festa no meio de rua
Vídeo mostra homem sendo agredido por PM com socos e chute mesmo após se render
PM é filmado arrastando mulher pelo cabelo e dando socos, chutes e coronhada em homem durante festa
Idoso fica com hematomas e olho roxo após briga com PMs: ‘Muito dolorido e vergonhoso’
Em nota, a Polícia Militar disse que foi ao local para evitar conflitos e possíveis agressões entre os grupos e para garantir a segurança de todos. Afirmou que durante o trabalho um motociclista entrou na via sem capacete e parou no meio da via obstruindo o trânsito, sendo orientado a colocar o capacete e se retirar do local.
Policial joga spray no rosto de homem durante comemoração eleitoral em Araguaína
“Diante dos fatos, o militar comunicou ao motociclista que se ele insistisse em desobedecer a ordem legal, estaria diante de uma situação de flagrância de cometimento de crime e ele seria conduzido para a delegacia. Assim, o condutor se retirou do local”, diz a nota.
Ainda segundo a polícia, a outra ocorrência aconteceu quando um homem arremessou uma lata de cerveja em direção a uma família do outro grupo político. “Nesse momento, policiais militares intervieram no sentido de cessar a agressão do indivíduo e fazer com que ele se retirasse do local, o que foi feito”.
Em nenhum momento a nota da polícia cita as agressões no rosto das pessoas ou diz se o procedimento é padrão da polícia, além de fazer críticas à publicação dos vídeos nas redes sociais.
“Sobre a atuação dos militares diante dos fatos em epígrafe, a Polícia Militar esclarece que a intervenção da polícia é necessária para manutenção da ordem quando esta é quebrada. Qualquer cidadão que se sinta lesado em seu direito, pode procurar a Polícia Militar através dos canais adequados, sendo essa maneira a mais pertinente em detrimento da veiculação de vídeos nas redes sociais, que na maioria das vezes vêm editados e descontextualizados, e que não colaboram pra elucidação dos casos”, diz o documento.
Policiais agredindo homem em Araguaína
Reprodução
Veja a nota completa da Polícia Militar
Em relação ao fato envolvendo policiais militares e um motociclista, ocorrido na noite de domingo, 30, por volta das 20h40min, na Avenida Via Lago em Araguaína -TO, a Polícia Militar esclarece que, após o término do horário de votação, grupos de apoiadores dos dois candidatos à Presidência da República reuniram-se no local mencionado, quando iniciaram provocações de ambos os lados.
A fim de evitar conflitos e possíveis agressões entre os grupos, e com intuito de reestabelecer a ordem e garantir a segurança de todos, a Polícia Militar esteve no local e manteve os grupos em áreas separadas, evitando que esses mantivessem algum tipo de contato físico, bem como garantir que os grupos desocupassem a via para fluidez do trânsito. Foi quando um motociclista adentrou na via sem capacete, desconsidere infringindo a legislação de trânsito e colocando em risco sua integridade física e parou no meio da via, obstruindo o trânsito e ficando próximo ao grupo de apoiadores opostos ao que ele pertence. O policial militar deu uma ordem legal e necessária naquele instante para que o referido motociclista colocasse o capacete e se retirasse do meio da via para que o trânsito pudesse fluir, porém, o motociclista passou a insistir a não obedecer, alegando que poderia permanecer no meio da via obstruindo o trânsito.
Diante dos fatos, o militar comunicou ao motociclista que se ele insistisse em desobedecer a ordem legal, estaria diante de uma situação de flagrância de cometimento de crime e ele seria conduzido para a delegacia. Assim, o condutor se retirou do local.
Em outro momento, houve um desentendimento entre um condutor de um caminhão e um grupo de apoiadores opositores. Um condutor de um caminhão adentrava na via, porém, em um certo trecho ficou impossibilitado de trafegar, pois havia um grupo de pessoas no meio da via. Enquanto a polícia militar orientava o condutor do caminhão, que estava com filho e esposa no interior do veículo, a se retirar do local, um indivíduo do sexo masculino, arremessou uma lata de cerveja em direção ao caminhão, que quase acertou na esposa do condutor deste veículo. Nesse momento, policiais militares intervieram no sentido de cessar a agressão do indivíduo e fazer com que ele se retirasse do local, o que foi feito.
Sobre a atuação dos militares diante dos fatos em epígrafe, a Polícia Militar esclarece que a intervenção da polícia é necessária para manutenção da ordem quando esta é quebrada. Qualquer cidadão que se sinta lesado em seu direito, pode procurar a Polícia Militar através dos canais adequados, sendo essa maneira a mais pertinente em detrimento da veiculação de vídeos nas redes sociais, que na maioria das vezes vem editados e descontextualizado, e que não colaboram pra elucidação dos casos.
O Araguíana- TO, aos 31 dias do mês de outubro de 2022.
Polícia Militar
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins