Serviço de Farmácia 24h começa a funcionar em unidade de saúde de Araguaína

0
22

Atendimento é voltado para quem tem receita médica e recebe atendimento no período noturno ou nos fins de semana, quando as outras unidades da Assistência Farmacêutica estão fechadas. Serviço de farmácia 24 horas começa a funcionar em Araguaína em dezembro
Pacientes de Araguaína, na região norte do estado, que precisarem de medicamentos gratuitos vão poder recorrer à Farmácia 24 horas, que começou a funcionar nesta quinta-feira (1º). O serviço com horário diferenciado está na Unidade Básica de Saúde (UBS) Araguaína Sul.
De acordo com Welka Gouveia, diretora da Assistência Farmacêutica do município, o atendimento é voltado para quem tem receita médica e são atendidas pelo município no período noturno ou aos fins de semana.
Farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Araguaína Sul atende 24h
Divulgação/Secom Araguaína
“Durante o dia elas já iam buscar medicamentos no Araguaína Sul, mas no período noturno e fins de semana ela não tinha lugar para buscar essa medicação. E atrapalhava a continuidade do tratamento, que agravava os sintomas clínicos do paciente, fazendo com que ele retornasse ao serviço de atendimento”, explicou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no mês de novembro, a média diária de atendimento realizados à noite de segunda e sexta-feira no Pronto Atendimento Infantil é de 37, e no fim de semana passa de 100. Já na UPA, as consultas noturnas chegam à média diária de 54 pacientes e 348 nos fins de semana.
Para receber o medicamento, o paciente precisa ter sido atendido na rede municipal ou particular da cidade e ser morador de Araguaína. Deve apresentar o cartão do SUS e a receita médica.
A Assistência Farmacêutica de Araguaína tem uma rede de 22 farmácias, sendo distribuídas em 21 UBS e uma na região central. Além da que atende 24h, o funcionamento das farmácias é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na unidade do Centro, o atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins