Idoso atropelado por motociclista que empinava moto não conseguiu vaga em UTI antes de morrer, diz família

0
17

Matosalem de Carvalho estava na sala amarela quando morreu no hospital. O acidente é investigado pela polícia após o motociclista fugir do local sem prestar socorro. Idoso atropelado por motociclista está em estado grave no HGP
Antes de Matosalem de Carvalho Lopes, de 78 anos, morrer no hospital depois de ser atropelado em avenida, a família havia reclamado da demora para conseguir leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas. O idoso estava em estado grave após o acidente e veio a óbito na noite deste segunda-feira (10).
Em entrevista à TV Anhanguera na segunda-feira (10), a filha de Matosalem, Bett Lopes contou que o pai estava na sala amarela e não conseguia leito na UTI, mesmo estando com as duas pernas e pélvis fraturadas, além do pulmão perfurado. (Confira a entrevista acima)
“Não tem condições de atender um paciente desse jeito em uma sala amarela”, disse.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que equipes estavam trabalhando para transferir o idoso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando ele morreu. Segundo o estado, nove leitos devem ser abertos devido a demanda crescente do atendimento. (Veja a nota completa abaixo)
O velório de Matosalem será realizado na funerária Pax Palmas, a partir das 19h desta terça-feira (11). O enterro está previsto para acontecer na quarta-feira (12), a partir das 9h.
Matosalem de Carvalho Lopes, de 78 anos, foi atropelado em avenida após motociclista empinar moto
Reprodução/Arquivo Pessoal
LEIA MAIS
Idoso atropelado por motociclista que empinava moto morre em hospital, diz família
Vídeo mostra que motociclista estava empinando moto antes de atropelar idoso
Idoso fica em estado grave após ser atropelado enquanto atravessava rua; VÍDEO
Procurado pela polícia
Vídeo mostra motociclista empinando moto antes de atropelar idoso em avenida
O acidente aconteceu no último sábado (8), na LO-10, em Palmas. Nas imagens de uma câmera de segurança é possível ver Matosalem andando com o auxílio de uma bengala, próximo à faixa de pedestres. O motociclista empina a moto, avança sem reduzir a velocidade e acaba atropelando a vítima. Ele ainda é procurado pela polícia.
Segundo a família, o idoso estava voltando para casa quando o acidente aconteceu. O genro de Matosalem, Gilson Faquini, diz que busca justiça pelo crime cometido.
Idoso é atropelado em avenida de Palmas e motociclista foge sem prestar socorro
Reprodução
“O pior ainda, ele bate nele ali, atropela ele, causa o estrago que causou e parece que simplesmente bateu em um folha de papel e continua. Não presta socorro. Que seja feita a justiça. Que seja encontrada a pessoa que cometeu esse crime e que ele pague pelo crime que cometeu”, contou.
O caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito de Palmas (DRCT).
O que diz a Secretaria Estadual de Saúde?
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o paciente citado foi acolhido no Hospital Geral de Palmas (HGP) no sábado, 08, e mesmo com todos os esforços e cuidados da equipe multiprofissional, foi a óbito na segunda-feira, 10, motivo pelo qual a Pasta lamenta, se solidariza e coloca-se à disposição da família, neste momento de dor irreparável.
A SES-TO destaca que as equipes reguladoras já trabalhavam na transferência do paciente para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando ele faleceu e a Pasta esclarece que com base no artigo 1° da resolução n.° 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é autorizada a repassar informações contidas nos prontuários de pacientes, sem a autorização do mesmo, ou familiar responsável.
A SES-TO pontua que desde outubro de 2021, de forma espontânea, tem trabalhado para ampliar a assistência em alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as principais ações, está a ampliação em 126% os números de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos, saindo de 80 para 181 e em 43% os leitos de UTIs infantis, que foram de 72 para 103.
Em observância à crescente demanda por este tipo de atendimento, a SES-TO já trabalha na abertura de nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), para retaguarda de cirurgias, os quais devem entrar em funcionamento nas próximas semanas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins