Grupos de brigadistas florestais fazem curso para atuar no combate a incêndios

0
36

Treinamento dura três dias. Os novos brigadistas vão trabalhar no combate a incêndio florestais em Gurupi e Aliança do Tocantins, no sul do estado. Brigadistas são treinados no sul do Tocantins para atuar no combate ao fogo
Grupos de brigada de combate a incêndios florestais de Aliança do Tocantins e de Gurupi estão sendo treinados por bombeiros para combater o fogo durante o período de estiagem, em que as queimadas são muito comuns. No ano passado, o Tocantins ficou em sexto lugar no país no ranking de queimadas no Brasil.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A parte prática do treinamento é uma simulação de situação de emergência. A queimada controlada em que o fogo se espalha pela vegetação seca da região é importante para o treino intenso dos brigadistas.
Queimadas no Tocantins
JN
Os alunos são acompanhados pelo corpo de bombeiros. “É um curso de 3 dias sendo que no primeiro nós aplicamos a teoria de prevenção e combate a incêndio florestal, segundo dia o atendimento pre-hospitalar que também acompanha esse tipo de atividade e no terceiro dia nós reunimos toda aquela teoria ministrada em sala de aula e aplicamos na pratica, principalmente voltada para as técnicas e táticas de combate a incêndio florestal”, explica o sargento do corpo de bombeiros, Danilo Noleto.
A única mulher da equipe tem experiência de 5 anos na brigada no currículo. A dona de casa Maria Borges de Souza aponta a importância de rever as técnicas de combate ao fogo. “É gratificante saber que a gente tá podendo colaborar juntamente com os meninos e trabalhar também com o que a gente gosta de fazer”, comenta.
LEIA TAMBÉM
Além de destruir a vegetação nativa, incêndios florestais matam espécies de animais silvestres no Tocantins
Cinco incêndios florestais são registrados em três horas na capital
Cidades com interesse em curso de formação de brigadistas devem solicitar serviço ao estado
Para fazer o treinamento, é preciso segurança e outros materiais que auxiliam no trabalho. Para isso, os alunos são preparados com equipamentos indispensáveis, como bolsas que comportam 20 litros de água e abafadores. Para usar os equipamentos, é necessário ter técnicas apropriadas para cada material.
Brigadistas aprendem técnicas de combate a incêndios florestais
Reprodução/TV Anhanguera
“Cada combate requer uma atitude diferente, uma técnica diferente, não é uma receita. Vai depender do tipo de vegetação, do tipo de clima que a gente vai ter ali, às vezes não tem como fazer um combate direto, a gente vai ter que ver formas para combater de forma indireta, usando até o pinga fogo, o fogo contra o fogo”, explica o sargento do corpo de bombeiros Rogério Vilela.
Quem faz o treinamento salienta a relevância do curso. “Não é um serviço muito fácil, mas com os treinamentos que eles passam pra gente a gente consegue executar bem o trabalho. Hoje a gente consegue ter uma noção melhor de como apagar”, destaca o mecânico Warley dos Santos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins