Anúncio foi feito em reunião com representantes dos órgãos estaduais e dos municípios afetados pelas queimadas. Tocantins está entre os estados que enfrentam a pior seca desde 1980. Incêndios na região das Dunas do Jalapão fizeram atrativo ser fechado
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
As ações voltadas ao combate dos incêndios florestais que afetam o Tocantins vão receber um investimento financeiro de R$ 6 milhões. O anúncio foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nesta sexta-feira (6), em reunião com representantes de estaduais e dos municípios afetados pelas queimadas.
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Nesta semana, o fogo afetou intensamente municípios da região do Jalapão. Por causa do combate e para evitar acidentes com turistas, as Dunas do Parque Estadual estão fechadas para visitação e reabertas somente neste sábado (7). Na região da Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, visitantes tiveram que deixar praia às pressas por causa das chamas.
O governador também reforçou que haverá a contratação de mais 60 brigadistas. Com a medida, mais de 500 pessoas contratadas farão parte das equipes de combate aos incêndios florestais no estado.
Na quinta-feira foi decretada situação de emergência por causa do grande número de incêndios florestais registrados no estado. O decreto ficará em vigor pelo prazo de 180 dias (seis meses).
“Já temos campanhas importantes em andamento em nosso Estado, e estamos tomando medidas adicionais, como o reforço das equipes de brigadistas. Atualmente, estamos em estado de emergência e faremos todo o possível para mitigar os danos e proteger o nosso território e a nossa população”, afirmou o governador durante a reunião.
Sobre as contratações de brigadistas, o superintendente da Defesa Civil , coronel Erisvaldo Alves, explicou que serão feitas de forma temporária e que os profissionais serão distribuídos nas regiões do Estado. Já o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, afirmou que serão disponibilizadas 50 caminhonetes e a distribuição dos profissionais será organizada em dez postos de bombeiros.
Fogos às margens da Lagoa da Serra
Reprodução/Redes Socias
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Famoso ponto turístico do Tocantins é atingido por incêndio e visitantes precisam sair às pressas
Dunas do Jalapão: um dos principais pontos turísticos do Tocantins fica ‘sem previsão de reabertura’ após incêndios
Vídeo mostra cortina de fumaça no principal ponto turístico do Jalapão
Governador do Tocantins decreta situação de emergência por causa de incêndios florestais
Dunas do Jalapão reabrem para visitação após incêndio florestal ser controlado
Pior seca
Somente nesta sexta-feira (6) o portal BD Queimadas, que monitora os focos de incêndios e é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 849 focos no Tocantins. Nos primeiros seis dias de setembro, já 2.281 focos.
O Tocantins está entre os 16 estados que enfrentam, neste ano, a pior estiagem no período de maio a agosto desde 1980. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Queimadas na Lagoa da Serra, um dos pontos turísticos das Serras Gerais
Reprodução/Corpo de Bombeiros
Vários incêndios de grandes proporções vêm sendo registrados no estado entre o fim de agosto e início de setembro. Além do fogo, o estado também sofre com a seca de lagos na Ilha do Bananal. Por causa do período de estiagem, peixes ficaram presos em lamaçais e uma força-tarefa foi feita para resgatar os que ainda não morreram. A maioria é pirarucu e por causa da falta de água adequada, agonizavam em poças tentando sobreviver.
No Jalapão, a queimada na vegetação da Serra do Espírito Santo foi o motivo principal para a suspensão de visitas nas Dunas, conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) – órgão ambiental responsável pelo atrativo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins