Com a chegada do 5G, moradores que assistem a TV aberta com parabólica terão que trocar equipamento

0
25

A troca ocorrerá porque as parabólicas convencionais operam na mesma frequência da nova tecnologia. Moradores inscritos no CadÚnico, a mudança na antena parabólica pode ser feita de maneira gratuita. Com a chegada do 5G, quem usa antena parabólica vai precisar trocar o equipamento; entenda
A chegada da internet 5G em Palmas está gerando expectativa. Mas além da velocidade na conexão, moradores terão que fazer adaptações. Quem assiste a TV aberta usando a antena parabólica vai precisar trocar o equipamento para não sofrer interferências no sinal. A mudança começa a valer no dia 29 de agosto. (Veja o vídeo)
Se não for feita a substituição pela parabólica digital, a imagem do televisor vai ficar instável, com chuviscos e baixa qualidade.
LEIA TAMBÉM
5G: Saiba quando a nova tecnologia chega em Palmas e em cidades do Tocantins
“Uma vez que você fizer a atualização do seu kit de recepção de televisão via satélite, você passa a contar com sinal digital via satélite. Esse sinal é muito mais limpo, tem mais qualidade de imagem, o som é muito melhor”, explicou o diretor de tecnologia e engenharia, Luiz Duarte.
A troca ocorrerá porque as parabólicas convencionais operam na mesma frequência da nova tecnologia. Então, é preciso desocupar a faixa para ativar o 5G.
Internet 5G deve chegar em Palmas ainda este mês
TV Anhanguera
As pessoas inscritas no CadÚnico e beneficiadas pelos programas sociais do governo vão receber o kit gratuito. Para isso, é preciso ter uma antena parabólica tradicional, devidamente instalada e conectada à TV.
Quem se enquadra nos critérios precisa apenas entrar no site Siga Antenado ou ligar no 0800 729 2404 para agendar o atendimento.
É o caso da feirante Maria Auriene Alves, que mora no setor Taquari. Assistir televisão é o passatempo dela. “Se tiver direito eu quero para não perder a qualidade da minha tv porque como vou ficar sem a programação?”.
Quem usa o celular para tudo vai poder contar com uma internet pelo menos 20 vezes mais rápida. “Estou pensando até em trocar o aparelho para ver se dá uma melhorada a mais porque tem hora que trava tudo, você está mandando mensagem e o negócio não vai. Parece que a pessoa está online, mas não está. Eu estou super ansiosa aguardando a todo vapor”, disse a auxiliar de recursos humanos, Milka Rodrigues.
“Eu vou conseguir me comunicar mais rápido, vou conseguir entregar as demandas mais rápido já que muitas vezes eu preciso de internet e estou sem sinal. Com a internet 5G, vou conseguiu realizar tudo isso de uma forma mais rápida’, ressaltou a assistente Ana Carolina.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins